Perigo nas Cachoeiras: Cabeça D'água

Na tarde de domingo do dia 20 deste mês, quatro banhistas morreram após serem atingidos por uma Cabeça D'água, na cachoeira do Trombador, em Ubatuba (SP). Esse acontecimento nos alerta sobre os perigos de um banho de cachoeira e rio em dias chuvosos. O tipo de risco que muitos ecoturistas desavisados correm por falta de informação - eu mesmo nadava sozinho em outra cachoeira de Ubatuba no exato momento da tragédia.


Aprendam com meus erros

Domingo, dia 20 de Janeiro, subi sozinho uma trilha que nasce ao lado esquerdo das Ruínas da Lagoinha e desemboca na grande cachoeira Véu de Noiva, Serra do Mar adentro. Buscava eu realizar algumas "takes" que faltavam para completar o vídeo da "Trilha das 7 praias e Ruínas da Lagoinha". Um vento forte e carregado de umidade vinha do sentido Ilha Bela. Sozinho e atento, encontrei a cachoeira sem grandes dificuldades. Para o meu desagrado havia algumas pessoas ali e, para piorar, começou a chover. Olhei em direção às serra e as nuvens já encobriam os topos das montanhas; o volume de água que escorria pelo imenso paredão de 40 metros estava bem maior comparado ao que eu havia visto em fotografias. Não entrei na água; avisei discretamente uma das pessoas sobre o perigo de uma enxurrada, mas não recebi muito crédito e nem mesmo botei muita fé nas minhas palavras - só não queria molhar meu equipamento. Desci até o início da trilha. Entrei no carro que aguardava ao lado das ruínas e esperei pacientemente. Depois de alguns minutos vi as outras pessoas saindo da trilha e indo embora. 

Após uma hora de espera solitária, percebi que a chuva se dirigia para o norte de Ubatuba, lambendo a Serra do Mar. Olhei para o topo das montanhas onde corria a cachoeira: raios de sol transpassavam as nuvens. Subi tudo novamente e, encontrando a cachoeira vazia, me desloquei com cuidado entre suas pedras, procurando a melhor posição para armar minha câmera. Só então desfrutei do banho de cachoeira sozinho, no coração da Floresta Atlântica (link). De tempos em tempos, olhava preocupado para cima, verificando o volume de água que caía. Fiz algumas imagens em vídeo que faltavam e voltei satisfeito.

Nome do Autor

Sobre o autor: Família, amigos, florestas, montanhas, praias, bichos, música, aventura, antropologia, história, ciência, literatura, audiovisual e, lá no fundo, talvez o João. ProjetoEntreSerras

0 comentários:

Postar um comentário